Chá de fralda e Chá de bebê

14:39

Chá de fralda ou chá de bebê ... qual, quando e como fazer!


Sou mega hiper frustrada porque não fiz chá de fralda/chá de bebê. Hoje assumo que não fiz por vergonha, não queria que as pessoas me vissem com a grávida solteira de Curitiba, então inventei desculpas do tipo “Sophia nascerá no início de fevereiro e janeiro está todo mundo de férias, então nem tem quem chamar”. Pois é, vacilei!

Hoje, principalmente com a blogosfera materna, fui aprendendo e descobrindo coisas que antes sequer imaginava que existia, como por exemplo chá de fralda E chá de bebê, para mim era só chá de bebê, mas existe os dois e tem diferença!  

As duas celebrações tem como objetivo ajudar a futura mamãe a se equipar com acessórios e produtos para o(s) recém-nascido(s), a diferença entre chá de bebê e chá de fralda é justamente o presente: enquanto um vale tudo, o outro é apenas de fralda.

chá de bebê chá de fralda blog mamãe de salto ==> imagem retirada da internetNo chá de bebê, pode-se pedir fralda, roupa, produtos de higiene, mamadeira, chupeta, babador ... já vi uns que rolam até banheira e cadeira de alimentação.

No chá de fralda pede-se apenas fralda, seja ela descartável ou de pano, afinal, muitas mamães preferem escolher pessoalmente os itens do enxoval.

Seja qual for o chá, muito importante é colocar no convite qual o presente a convidada deve levar, e não se preocupe quanto mais objetiva for, melhor, assim não haverá surpresas desagradáveis. Se escolher fraldas, seja clara quanto ao tamanho desejado e, já vi convites em que até a marca foi solicitada.

***Quando fui convidada para chás de bebê e ainda não era mãe, confesso que comprava a fralda pela marca, comprava sempre da mesma, afinal, a marca era sinônimo de recém-nascido, depois que fui mãe e comprei a fralda para minha filha detestei, então, às vezes pode parecer chato impor a marca, mas o barato pode sair caro! #ficaadica***

Quando fazer o chá de bebê/chá de fralda?!
Entre o sétimo e oitavo mês de gestação. A gestante ainda está disposta e dá tempo de comprar aquilo que faltar.

É preciso de um tema para o chá de bebê/chá de fralda?!
Muitas são as mamães que optam pelo mesmo tema do quarto do bebê, ou um conceito de cores e texturas, mas não é regra e, não ter esse tipo de detalhe não tira o significado da celebração.

Quem convidar para o chá de bebê/chá de fralda?!
Esse é um momento muito importante para a grávida e ela precisa estar cercada de pessoas que ama e a querem muitíssimo bem! Convidar a amiga da tia por educação não combina, é um momento único e nada nem ninguém podem deixar a grávida sem graça.

Já não se existe mais essa de chá de bebê/chá de fralda ter apenas mulheres. Pode-se convidar o casal ou os amigos do papai do bebê, sem problema algum.

Quando entregar os convites do chá de bebê/chá de fralda?!
Aproximadamente sessenta a quarenta dias antes do evento. Se for num buffet, solicite confirmação de presença. Embora nem sempre seja dada a devida importância para esse evento, ele é uma celebração e merece toda a atenção e carinho, então entregue o convite em mãos ou por correio, mas é claro que com a tecnologia já existem os convites virtuais, mas certifique-se de que todos receberam!

Que tipo de comida e bebida servir no chá de bebê/chá de fralda?!
Pense numa festa de aniversário do seu filho, o que você serviria?! Voto sempre por escolher aquilo que a gestante pode comer. Um lanche, com sanduiches, canapés, salgados, tortas, doces e bolo.

Nada impede que cada convidada traga um prato, afinal, nesse tipo de confraternização deve estar apenas amigas queridas, familiares e pessoas próximas.

Quando as bebidas, suco, água, refrigerante e chá!

Existe número ideal de convidados?!
Sejamos claros: as atenções devem estar voltadas para a futura mamãe. Muita agitação e barulho podem ser estressante e bastante cansativo, por isso, é preciso haver um limite responsável. Não basta apenas pensar na quantidade de presentes, e sim na qualidade da confraternização.

É necessário haver brincadeiras com a grávida?!
Acho isso bastante discutível. Conheço algumas mamães que odiaram e se sentiram bastante incomodadas com as brincadeiras, principalmente quando o evento é organizado por amigas que não são mamães, porém algumas adoraram e acharam muito divertido. É preciso haver um respeito com a gestante.


Acho que é isso! Como disse no início do post, infelizmente eu não tive nem chá de bebê nem chá de fralda e sinto muita falta. E você, teve esse tipo de festa?! Como foi!?! Conta pra mim!

Beijos, Má 


Imagem retirada do google.

VEJA MAIS POSTS SOBRE

48 comentários

  1. Oii Marcella, passando p conferir, eu não fiz nem um nem outro, na verdade estava ocupada tentando sobreviver em ambas gravidez, uma história que conto no Blog esta semana! Bjoooossss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica tb sou frustada não fiz rsrsrs
    Bju

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz e adorei, por falta de um foi 2... rsrsr
    Mais se fosse agora faria muito diferente... Adorei as dicas... Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  4. Sempre é tempo de se divertir. Ao invés de festa no aniversário dela, monte o chá de aniversário e divirta-se. Bjs. Zecleide

    ResponderExcluir
  5. Muito útil esse post, eu fiz da Amanda, minha filha mais velha, e só, traumatizei, por vários motivos, odiei as brincadeiras, esse negócio de pintar de batom a cara, a barriga, amarrar os cabelo, e deixar mãe ridícula comigo não rola, n acho nada engraçado, gastei mais do que eu podia, pra deixar tudo lindo, e o que ganhei não cobriu nem a metade da metade do que gastei, convidei 35 pessoas MEGA PRÓXIMAS, veio 8...exatamente 8 pessoas.... fiquei muito triste, pq todos garantiram q iria, mas não falo pelo presente, mas poxa, queria todos lá.... cheguei a entrar em depressão, por me sentir "não tão amada" como achei q eu fosse..... por isso não fiz dos outros 2 meninos....mas desse agora, quero organizar tudo bem organizado, e pensar bem em quem convidar, como vc disse, n é q quantidade que importa e sim a qualidade do evento....quero alho tipo "chá da tarde do bebê" fraldas, n dá uso de pano, e a vista das pessoas elas são caras....então vou optar por eu comprar as fraldas, e pedir roupinhas e produtos de higiene somente..... bj!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Sibele.. Eu morro de medo de isso acontecer no meu chá menina.. Estou programando para o mês que vem.. Mas já orando p isso não acontecer comigo.

      Eu vi que vc tbem usa fraldinhas de pano.. Deixa eu te passar o face de uma amiga que vende e tem preços bemmm bons.. pedi para minhas amigas mais próximas, todas irão comprar com ela. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.127498210739774.27902.107873176035611&type=3

      Bjsss

      Excluir
    2. Nossa... Eu farei da minha Maria Alice em agosto. Minha lista de convidadas tem 42 nomes. Mas acho que se alguma não for, sem um motivo razoável, ficarei bem chateada e não farei questão que venha visitar minha filha depois. Pois se a pessoa está na minha lista, é porque a quero perto neste momento. Acho que assim como você, eu também ficaria deprimida se fossem poucas pessoas...

      Excluir
  6. Eu não fiz chá e me arrependo, não fiz por morar em outra cidade, e minhas amigas queridas morarem muito distante, queria elas presente mas sabia q seria impossivel, então nao fiz, mas me arrependo muitooooooooo, devia ter eu ido la pra minha cidade e feito, mas boba nao fiz... No proximo baby (q nao sei qdo virá) pretendo fazer simmm... ameu o post

    ResponderExcluir
  7. è mto legal o chá ... eu fiz !
    E amei, fiz chá fralda.
    Até os 8 meses do meu baby eu tinha fralda, comprei o 1º pacte agora há 15 dias.
    Ajudou mto !
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. eu só não concordo em fazer no oitavo mês de gravidez... pelo meno eu, me sentia já muito cansada... fiz no começo do sétimo mês..

    ResponderExcluir
  9. Com certeza vou fazer o chá de fraldas. Na verdade, já comprei todo o resto do enxoval, por isso, a decisão pelo chá de fraldas... Acho que vou fazer no final do sexto mês. O ideal é mesmo colocar as marcas de preferência... Assim fica até mais fácil para a pessoa que vai comprar o presente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz vários chás hahaha Deveria ter feito um só que já estava bom... Deu muito trabalho!! Mas vale a pena!
    Ah! Respondi uma tag no meu blog e te tagueei! Depois dá uma olhada!!!
    Bjos
    http://demeninaamae.blogspot.com.br/2013/04/respondendo-mais-uma-tag.html?showComment=1366761404410#c1749615040421887038

    ResponderExcluir
  11. Ai ai ate deu vontade de fazer um de novo rsrsrsrrs
    Eufiz um cha de fraldas mais odiei,ganhei muita coisa e isso foi bom mais foi muto chato todos reclamando que tinha que ter brincadeira e no fim eu que tinha alugado um lugar nem fiz la pois me desmarcaram duas semnas antes e foi em casa não deu tempo de nada né?! Ficou com pouqussima decoracao e tudo dejarrumado e estranhofoi muito chato pra mim mais gostei de ter a familia perto!
    Visite meu blog: http://mirabolantespensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu também não fiz porque fiquei com vergonha mas se pudesse volta atrás eu queria , nem o aniversario de meu samuka e fiz só agora quando ele completou 3 anos é, que fiz um bolinho pra não passa em branco uma linda noite e tudo de paz
    www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. OLA EU NAO FIZ PQ EU NAO GOSTO MUITO NAO SOU CHEGADA A ISSO MAS GOSTO DE IR AL CHA DE BEBES EU ACHO NOS OUTROS LINDO MAS EM MIM NAO.

    ResponderExcluir
  14. Ola gostei muito do seu cantinho e resolvi te seguir, venha me conhecer.
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    bjcas christina

    ResponderExcluir
  15. amiga aqui eu não fiz da alycia
    mas si\z o cha de fralda da isabella e adorei
    faria de novo
    mas como penso em não ter bebe neste momento então ..

    bjos-

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida
    Fui da época do chá de panela... rs..
    Mas da filha, fiz um chá de bebê só entre os da família dela e foi bem legal... é uma surpresa boa pra ela!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá de panela é mais para casamento né Roselia?! Eu não fiz nem um nem outro e sou super frustrada =(

      Acho que muito mais do que os presentes, se a gestante estiver disposta, é um ótimo momento para ela receber carinho dos amigos e parentes queridos!

      Beijos, <3

      Excluir
  17. ola! Vim fazer uma visita e dizer que seu espaço esta muito lindo!
    Parabéns,forte abraço... de mdf

    ResponderExcluir
  18. Olá adorei o post, eu fiz 2 chá de fraldas para minha pequena Giovanna, um em SP minha cidade, com parentes e amigos de lá, além das fraldas ganhamos muitos presentes, e outro no PR para os amigos daqui e familiares do esposo.
    Também com fraldas mas aqui lembrei de pedir junto o lenço umedecido, que faz falta hoje. De fraldas posso dizer que estou bem servida até mais de 1 ano da pequena. Nenhum fiz brincadeira, só reuni as pessoas muito bate papo foto e alisadas na minha barriga. Já para o do PR esperei para o final do sétimo mês e minha pequena nasceu 1 dia antes, então tive o ilusitado Chá de apresentação da Giovanna quando ela tinha 2 meses. Todos adoraram e assim já conheceram ela. Vale muito a pena.

    http://maenovaprimeiraviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. òtimas dicas amiga ... bjs
    Uma ótima semana pra vocês .. Beijos!!

    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Pode. Pedir a fralda + o lenço umedecido no cha de fralda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode! Acho uma ótima pedir um pacote de fralda e um pacote de lenço umedecido!

      Beijos <3

      Excluir
  21. Oi...o meu esta marcado pra amanha e estou meia xateada!
    Qm jurava q vinha agora ta enrolando..axo q vao vir poukas e eu organizei cm tanto carinho.to me sentindo frustrada..

    ResponderExcluir
  22. Oiii,estou muito empolgada para saber o sexo do nenê para em março começar os preparativos
    Acho que esse chá serra mtu melhor q da primeira,que não tinha mts amigas na cidade que eu morava...foi bem chato e não teve brincadeiras...Enfim,dessa vez estou na minha cidade natal e fiz a lista de convidadas e estou ate pensando q terei de fazer dois,pq é muita gente,e por isso entrarei com as bebidas e pedirei q cada uma leve um pratinho(será um coquetel)...Não tenho como comprar tanta comida e vai q não venha todos q estou esperando neh,sei q me frustraria então farei assim e estou feliz,agora tenho mts pessoas queridas por perto...Glória a Deus...

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito das dicas! estou organizando o meu que será dois um de fraldas e outro de bebê pois moro com meu esposo em uma cidade e minha família em outra. então aqui vou fazer chá de fraldas...será que fica legal pedir coisinhas de higiene no chá de fraldas??

    ResponderExcluir
  24. Oláaa, meu Chá de fralda será dia 15 de março, estou nos preparativos, o que mais está me encucando é a comida , não sei o que preparar , não sei se o que vou fazer será o suficiente, enfim, estou muito ansiosa e alegre, pois cada coisinha que organizo penso no meu Joaquim que irá vir! Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá estou no 6 mês de gestação e com muita dúvida se faço ou não o chá de fraldas , minha Alice merece que sua primeira festa seja especial *-*

    ResponderExcluir
  26. Olá estou no 6 mês de gestação e com muita dúvida se faço ou não o chá de fraldas , minha Alice merece que sua primeira festa seja especial *-*

    ResponderExcluir
  27. Estou preparando o meu que sera dia cinco de abril e minha preocupação é com as brincadeiras, não quero que pinte minha pois quero usar vestido. Vou fazer um chá de Fraldas porque acho q é o que vai gastar mais!

    ResponderExcluir
  28. Estou preparando o meu que sera dia cinco de abril e minha preocupação é com as brincadeiras, não quero que pinte minha pois quero usar vestido. Vou fazer um chá de Fraldas porque acho q é o que vai gastar mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ... tem esse post AQUI com dicas de brincadeiras para chá de fralda e/ou chá de bebê! Espero que ajude! Boa festa =)

      Beijos, Má

      Excluir
  29. Assim Estou Preparando O Meu Chá De Bebê Mas Estou Preocupada Com A Decoração!!
    E Também Não Quero Brincadeiras De Tá Me pintado.
    Que Tipo De Brincadeiras Vc Pode Solicitar Para O Meu Chá De Bebê??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dennisy, aqui no blog tem este post aqui com dicas de brincadeiras, espero que goste http://www.mamaedesalto.com/2014/03/ideias-de-brincadeiras-para-cha-de-fralda-e-cha-de-bebe.html

      Beijos, Má

      Excluir
  30. Oi, no site do Walmart as fraldas como Pampers e Huggies têm um ótimo preço.
    E consegui um link de desconto que ajuda a economizar ainda mais.
    Este link dá até R$50 de desconto. Tentem http://www.walmart.com.br/ferlagos (dá até R$ 50,00 de desconto). Se for um produto que não aplica descontos, ele não computará, aí você insere um produto de valor mínimo, como um sabonete que custa R$ 1,00, ele vai computar um real do produto e dá os cinquenta reais de desconto. O desconto aparecerá no carrinho!

    Este link tem válidade durante todo o ano.
    Boas compras!

    ResponderExcluir
  31. Interessante saber dessa informação entre chá de fralda e chá de bebê, se bem que hoje existem termos mais sofisticados, chá de apresentação, chá de boby... vai da imaginação!

    ResponderExcluir
  32. Ola quero te agradecer por tirar as minhas duvidas eu estou no quinto mes e minha primeira gravides e chas de bebes pra mim erra um bicho de sete cabecas nunca fui a um e nunca pensei que eu iria fazer um mas tirei todas as minhas duvidas ,e agora apenas to pensando em qual tema usar ,muito obrigada bjos adorei!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Amei as dicas! Fiz o Chá de Fraldas do meu primeiro filhote, mas foi bem deprimente. Chovia no dia do evento e recebi apenas 7 pessoas, foi mega desanimado... Mas não me abati. Já tô me preparando pra um chá da minha bebê que chega em novembro, e quero acreditar que será tudo lindo.

    ResponderExcluir
  34. Amei sua dica estou grávida de 7 meses de uma menina. E vou usar sua dica. Beijos

    ResponderExcluir
  35. Gostei das dicas! Semana que vem vou para minha cidade natal fazer meu primeiro chá de bebê!! Já em outubro, faço na minha cidade atual.
    Todos estão ansiosos para o chá!!! E eu também.
    Organizei tudo de longe mas com o maior carinho do universo!!!
    Não vejo a hora!!

    ResponderExcluir
  36. Oii, adorei o post... ainda estou organizando o chá e estou vendo tudo isso!!
    em relação as brincadeiras também não gosto mas como perde toda a graça se isso não acontecer vou comprar tintas próprias pra pele para ser pintada porque ninguém merece ficar horas no chuveiro tirando mancha de batom hahaah, beijos!!

    www.rosachiclecia.com

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pela dica vou ser mamae pela primeira vez e nao tinha ideia do que fazer estava ate com medo mais agora fiquei tranquila obrigada bjs

    ResponderExcluir
  38. Ola. Adoro suas dicas!! Estou bem perdida ainda pois é a primeira vez q fico grávida... E apesar de eu estar muito feliz em ser mãe, me sinto um pouco frustrada pois serei mãe solteira... São muitas as dúvidas.

    Gostaria de saber se posso convidar, além das amigas e familia, os meus amigOs homens tambem, ja que o pai do bebe nao vai participar.... Ficaria chato ou constrangedor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To nessa também. Mas estou na fase de não saber se faço ainda.

      Excluir
  39. Muito bom o post. Ajuda a quem tem duvidas... mas vou contar a minha visão. .. Muitas maes chamam a empresa inteira só querendo presentes. .. Depois fazem uma mega festa em bufet e chamam só os íntimos. . Ahhh muita cara d pau... eu naum vou.. Só vou no d amigas íntimas. .. eu naum fiz por várias razões: cansativo pq naum tenho ninguém p ajudar, naum compensa financeiramente pq a fralda eu paguei 13 reais na promoção e comprei p quase 1 ano. E pra naum dar o q falar entre naum convidados. .. achei melhor. . Agora tô em dúvida do niver d 1 ano fazer em bufet ou estilo americano do p familia?

    ResponderExcluir
  40. Eu fiz chá de bebê na primeira gravidez realmente gastei muito, mas o que ganhei cobriu uma parte dos gastos, eu acho que vale a pena pelo momento, mas se está pensando em não gastar então não faça pois gasta mesmo, mesmo o q for mais simples gasta. Uma ideia que tive de fazer o chá junto com a festa junina q fazemos todos os anos com os amigos como de costume cada um trás um prato.. vou me preocupar com decoração lembrancinhas e um tipo de doce um tio de salgado e bebida..

    ResponderExcluir

Obrigada! Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog. Para quaisquer dúvidas e sugestões, mande um email para contato@mamaedesalto.com

Beijos, Má

Importante

Importante

Seguidores

© MAMÃE DE SALTO - 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.