Doula

08:00

doula, ilustração por Anne Pires ==> todos os direitos reservados

O que é uma doula?

Segundo a origem da palavra, doula é  uma mulher que serve, podemos dizer que é uma acompanhante de parto especializada.

O que a doula faz ?

A doula antes do parto ajuda a mulher e o seu companheiro a refletirem e escolherem suas opções para o parto, explicando os diferentes tipos, as vantagens e desvantagens de cada um, as intervenções que podem ser realizadas e prepara a mulher para quando chegar a hora do parto.

Durante o trabalho de parto, a doula  oferece massagens, ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento pode ser na casa da gestante ou em ambiente hospitalar.

Depois do parto, a doula oferece assistência e apoio em relação aos cuidados pós parto, à amamentação e cuidados com o bebê.

Para que contratar uma doula?

Algumas pessoas podem pensar, que uma doula é totalmente desnecessária, que já tem o marido, o médico, a mãe, etc... Uma doula jamais substituirá a importância  do marido, o amor de uma mãe e a parte profissional e técnica do profissionais da saúde , mas também por outro lado nenhum deles pode substituir a presença de uma doula!

A doula é uma pessoa preparada para dar todo o apoio físico e emocional  para a parturiente  no  momento do trabalho de parto e pós parto, muitas vezes,  toda a  família fica apavorada com o processo, maridos entram em estado de choque literalmente, mães que falam que suas filhas não precisam passar por esta dor e deviam logo fazer uma cesárea, tias contando histórias tristes sobre parto normal ... rsrs...enfim, um turbilhão de emoções coletivas!

É nessa hora que a doula entra em ação, dizendo que tudo aquilo é normal e necessário , que tudo vai dar certo, acalmando a gestante e os demais. Não é que a doula não sinta a emoção, preocupação e amor, muito pelo contrário, nessas alturas já viraram  grandes amigas e tias postiças dos bebês, e por isso mesmo que elas conseguem passar tamanha segurança e confiança, pois é uma pessoa amiga, que quer o seu melhor, que já passou pela mesma situação  várias vezes e sabe o que fazer, que está ao seu lado  segurando sua mão e não um profissional que acaba de conhecer e não sabe e nem o seu nome!

Pesquisas mostram algumas vantagens em se ter uma doula na hora do parto:

= Diminui o uso do fórceps em 40%
= Diminui a incidência de infecção
= Diminui insegurança da mãe, ocasionando um maior autocontrole e menos dor
= Reduz do risco da depressão pós-parto
= Sucesso na amamentação
= Maior auto estima da mamãe
= Maior satisfação com relação ao parto
= Alta mais rápida do bebê
= Poucas admissões nos berçários de cuidados especiais (UTI neonatal)
= Diminui as taxas de cesárea em 50%
= Diminui a duração do trabalho de parto em 20%
= Diminui o uso da Ocitocina (indução de parto) em 40%
= Diminui os pedidos de anestesia em 60%
= Diminui o tempo de internação, possibilitando uma maior rotatividade de leitos
= Economia quanto ao uso de medicamentos (ocitocina, anestésicos, etc)



Carla Vanessa Bichara doula ==> todos os direitos reservados


Todas as informações e o testemunho foram dados pela Carla Bichara, uma amiga e doula em Curitiba/PR e que está a disposição para ajudar você. Ela tem um blog, o Doula Amiga, só clicar *AQUI* para conhecer seu trabalho, ler os depoimentos de quem teve o carinho de uma doula e poder entrar em contato com ela!

Com certeza na minha próxima gestação, eu terei o carinho de uma doula ... receber atenção especializada de uma mulher que entende minhas dores, está comigo me cuidando e me ajudando para que eu tenha um parto natural e saudável.

E você, o que acha do trabalho da doula?! Na sua gestação, teve esse carinho!? Conta para mim =)

Ah, a ilustração do início do post é da querida Anne Pires. Para conhecer mais o trabalho dessa artista, clique *AQUI* ou *AQUI*.


Beijos e comenta,

VEJA MAIS POSTS SOBRE

13 comentários

  1. Que trabalho lindo !!!!!!!!!!!!!!!!
    Dá vontade de virar uma doula.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tive uma Doula Maravilhosa durante o parto da minha filha!!! Foi extremamente bom, ela nos passa confiança que é uma das coisas que mais precisamos nesse momento tão especial.

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post! Eu admiro muito quem tem coragem de ter parto natural e acho o máximo a ajuda das doulas, mas confesso que sou mole demais! rsrs Excelente post! Parabéns! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  5. Dessa eu não sabia! Você é de Curitiba, que hospital é esse?

    Acho que vou precisar de uma Doula, um dia!

    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa, sou de Ctba sim ...eu trabalho como voluntária no HC. Se precisar de uma doula , terei o maior prazer em cuidar de vc! Bjs

      Excluir
  6. Eu e minha filhota, somos fruto do amor e da dedicação desta linda Doula, que Deus na sua infinita sabedoria colocou na minha vida...

    ResponderExcluir
  7. Eu e minha filhota, somos fruto do amor e da dedicação desta linda Doula, que Deus na sua infinita sabedoria colocou na minha vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha, vc é suspeita p falar de mim né...rsrsrs...minha amiga , minha comadre , minha irmã...Amo vcs duas!

      Excluir
  8. Lindissimo esse trabalho.

    Carlah Ventura
    BLOG: Intensa Vida

    ResponderExcluir
  9. Mto legal, esse trabalho que a Doula faz, quando fiquei grávida não tinha conhecimento dessa profissional na minha cidade, só depois que fui saber que existia, no meu proximo bb quero mto ter uma por perto. Bjs e adorei o post.

    Márcia Maria Moreira
    ---------------------
    marciaaocubo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada! Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog. Para quaisquer dúvidas e sugestões, mande um email para contato@mamaedesalto.com

Beijos, Má

Importante

Importante

Seguidores

© MAMÃE DE SALTO - 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.