Tatuagem, gravidez e hora do parto ... a explicação!

14:15

Há algum tempo postei *AQUI* no blog Mamãe de Salto o depoimento da Danieli Cristina, a eterna tia Dani, primeira professora da minha filha Sophia. Nele, a tia Dani compartilhou sua história e experiência de ter sido submetida a uma anestesia geral no parto cesáreo de seu filho em função de uma tatuagem nas costas.

Dias atrás compartilhei novamente das redes sociais esse post e, para minha felicidade, muitos foram os compartilhamentos e comentários sobre o tema, porém, muitos dos comentários foram de espanto e até questionando a veracidade não apenas do fato como do depoimento da Danieli.


Por essa e por outras questões, recorri ao Dr. Edison Luiz de Almeida Tizzot, coordenador do curso de Medicina da UFPR (Universidade Federal do Paraná), ginecologista e obstetra e eis sua explição:

“A literatura médica considera contraindicado qualquer tipo de bloqueio anestésico, peridural ou epidural,(aqui inclui- se a anestesia raquidiana) se existir no local de punção tatuagem. O motivo : como as agulhas são ocas podem veicular partículas de tinta que seria tóxica .
Nestes casos deve ser realizada anestesia geral.”

Mais uma vez agradeço a querida, amada e eterna tia Dani por compartilhar conosco sua história e ajudar futuras mamães. Lembrando apenas que se você tiver uma tatuagem nas costas ou pretende fazer, durante a gestação converse com seu médico e consulte um anestesista para estudar a melhor opção de anestesia.

Beijos e comenta,



VEJA MAIS POSTS SOBRE

9 comentários

  1. amei essa tatoo,sonho em fazer algo parecido,mas eu realmente gostaria de uma anestesia geral pra dormir e só acordar quando ela estivesse pronta kkkk,adorei a metéria.bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, mas daí não vale a tatuagem Suely, o legal é sentir a dor!

      Beijos, Má

      Excluir
  2. Conheci ontem sua mãe no Salão de Beleza Expert enquanto faziamos as unhas.
    Ouvi sua mãe comentando com a manicure o caso de tatuagem X anestesia, achei super interessante. Perguntei a sua mãe qual era o teu blog, ´pois gosto muito de ler blogs interessantes. Vou ser sua seguidora.
    Consuelo Macedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Consuelo por acreditar na minha mãe, visitar e prestigiar meu blog com seu comentário!

      Vou esperar sempre suas visitas e, se precisar de alguma coisa, pode enviar um email para contato@mamaedesalto.com! Espero um dia encontra-la no Expert!

      Beijos, Má

      Excluir
  3. Ola! Muito bom saber... Obrigada.
    Mas seria problemático só na região do meio das costas para baixo né? Na altura do pulmao é OK ne?
    Gratidão
    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia ...

      O "problema", se é assim que podemos chamar é o contato da agulha da anestesia com a tatuagem. A tinta da tatuagem contém metal e o risco é de que a hora de uma anestesia a agulha leve partículas da tinta.

      Ter tatuagem não tem problema na hora do parto, o que o texto quis alertar é sobre a anestesia e a tatuagem e nada que uma boa consulta com um anestesista não resolva!

      Beijos, Má

      Excluir
  4. Nossa, não sabia disso não, será que muda de médico para médico? Será que não pode ser tatuagem recente, pq eu tomei peridural no parto e tenho tattoo e foi bem em cima da Tattoo. :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a decisão está nas mãos do anestesista ... ele quem vai indicar e encontrar o melhor "caminho" para a realização da anestesia. No caso da Danieli a tatuagem era muito extensa e não havia outro lugar para realizar a anestesia peridural.

      Como ela mesma disse, se tivesse se consultado com um anestesista antes do parto quem sabe ele teria indicado outro método de anestesia.

      E realmente as tintas de tatuagem hoje contém menos metal que as de antigamente, isso muda muito!

      Beijos, Má

      Excluir

Obrigada! Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog. Para quaisquer dúvidas e sugestões, mande um email para contato@mamaedesalto.com

Beijos, Má

Importante

Importante

Seguidores

© MAMÃE DE SALTO - 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.