festa em casa - organização {dia de festa}

08:30

Esse será o primeiro de alguns posts sobre a festa da Sophia, um passo a passo sobre como organizei o aniversário de cinco anos da gatoca.

Eu havia feito uma festa para celebrar o primeiro ano de vida da Sophia que foi um verdadeiro caos, tudo deu erradamente certo. Eu prometi que iria fazer feeeeesta com convidados, ou seja, sem ser na escola e bolo para família quando a gatoca fizesse cinco anos.

Em outubro do ano passado comecei a pensar se meu sonho seria possível e se eu teria condições para realizar a festa dos cinco anos que eu mesma planejei, depois de muita conversa, eu e papis decidimos que não apenas Sophia, mas nós merecíamos essa celebração, essa comemoração de cinco anos de família.

Assim que decidimos que iria ter festa, era hora de começar a organização ... e foi assim que fiz:

è limite de crédito
A primeira coisa que eu precisei saber era o quanto eu poderia gastar na festa ... cinquenta, cem, quatrocentos, oitocentos, um mil, três mil, cinco mil reais até o infinito #reidocamarotemodeon. Mais ter uma ideia no início do projeto do valor total que você pode gastar é o início de uma festa bem feita e sem erros, pois é muito fácil se perder nas contas ao longo do tempo.


è lista de convidados
Quantas pessoas serão convidadas! Só família, amigos da escola, pais dos amigos da escola, amigos sem filhos. Eu comecei a lista pelos amigos da escola e seus familiares, ou seja, no convite estava “Laura e família”, então eu contava cada amigo como três pessoas. Fechado o número de amigos da escola, família mais próxima (meus pais e minha irmã, minha sogra, avó do papis e cunhado com família), uma amiga minha que não é casada nem tem filhos.


è lugar/data
Decidir lugar e data da festa caminham juntos. Eu sabia que iria fazer no salão de festas do prédio dos meus pais, então eu tive que olhar a data do aniversário da Sophia (seis de fevereiro) num calendário, descobrir que iria cair numa quinta-feira e pois isso deveria reservar o salão para o sábado pós aniversário, oito de fevereiro ... fiz isso em novembro.

importante
Como o aniversário da Sophia é no início de fevereiro, e este ano está fazendo um calor fora da realidade, a probabilidade de estar frio ou chover era pequena, mas choveu bem no início da festa, então é preciso pensar na época do ano que a festa acontecerá para não haver surpresas desagradáveis! Quando fiz a festa de um ano da Sophia, era um verão super chuvoso e minha opção era a garagem do sobrado que morava na época, mas se chovesse (como choveu no dia) todos teriam que entrar em casa e isso seria o caos pois não tinha espaço para metade dos convidados, então aceitamos o presente dos avós do papis e fizemos no salão de festa do edifício deles.


è tema
Eu confesso que não queria fazer uma festa com tema de animação, programa ou desenho infantil, eu queria fazer tipo festa praia e tudo remeter a praia, azul, verão ... mas Sophia queria porque queria tema! A princípio seria Saramandaia, sim, você leu super certo, Saramandaia, a mini série da TV Globo que Sophia amava ... graças a Deus consegui mudar de ideia! Depois foi Deus, eu me vi perdida fazendo uma festa com tema Deus, como iria fazer o convite e inserir a imagem de Deus na festa, então mudamos mais uma vez e pensamos em My Little Pony, mas eu achei infantil demais, encher a festa de pôneis e muito menina, sei lá ... então daí que juntas decidimos que faríamos a festa com o tema mais amado do momento: Equestria Girls. Pois é, eu sei que as Equestria Girls na verdade são as My Little Pony humanas, mas o filme é bem bonitinho, tirando a parte da Sunset Shimmer.


è decoração e adereços
Decido o tema, hora de ver como fazer a decoração, adereços, convites. Se o tema tiver decoração em casa de festas, perfeito, só ir lá na loja e comprar, agora se não tem ou mesmo você quer colocar a mão na massa, ou melhor, no papel e criar a parte de “papelaria”, vamos nessa! Eu não encontrei absolutamente nada das Equestria Girls em lojas ou pela internet e, embora ame papel, não tenho criatividade para inventar e, com as festas de final de ano quando vi já estávamos no meio do mês de janeiro e eu não tinha começado a ver nada, então gritei pelo socorro da minha amiga linda, a Camila que tem uma loja na Elo7, a Elô Scrap Decor que prontamente me atendeu, entendeu meus sonhos e criou coisas que eu jamais consegui pensar de tão lindas! Ela criou os convites, tubos/tubetes, caixinha de acrílico, forminhas para doces na mesa, letras 3D, bandeiras ... então quando eu acertei com ela fiquei 50% mais tranquila. A mãe da minha cunhada é artista plástica e nos presenteou com um painel e um bolo fake. No salão apenas balões colados no teto e algumas flores de balão. Pratinhos, copos e guardanapos brancos ... talheres coloridos. Para o centro das mesas a Camila criou uma varinha mágica (como as crianças chamaram) com uma estrela na ponta com foto e nome de uma personagem, e eu comprei um cone de isopor, fiz uma árvore de marshmallow que as crianças adoraram \o/!


è comida
Qual será a comida oferecida: sanduíches, tortas, salgadinhos, petiscos, churrasco, almoço, jantar ... eu optei pelos salgadinhos tradicionais de festa, fritos e assados! Havia também docinhos, gelatina e o bolo. Pensei em fazer cupcake mas achei que sairia caro e acreditei que as pessoas ainda prefiram bolo mesmo. Comprei gelatina e servi na depois de um tempo que as crianças já estavam brincando e deixei na reserva pipoca, mas não cheguei a estourar! Comprei pão de queijo congelado para assar na hora mas esqueci na minha casa =/

importante
É a partir da lista de convidados que vamos calcular a quantidade necessária de comida. Minha lista total davam sessenta adultos e vinte e cinco crianças, afinal, cada criança tinha, por dedução, um pai e uma mãe, então ao todo eram oitenta e cinco convidados. Eu calculei que cada convidado, seja ele adulto ou criança pudesse comer quinze salgados! Muitos são os sites ou revistas que indicam calcular de 10 à 12 salgados por pessoa, eu exagerei. Quanto aos doces, a conta é de que cada convidado coma em média seis, eu calculei oito. Confesso que um pouco do muito do exagero foi minha mãe que criou pois ela disse que seria vergonhoso faltar comida. Vale lembrar que eu desisti da pipoca, esqueci do pão de queijo e não achei a vina que gosto para fazer cachorro-quente.

Então vale anotar:

salgados = 10 à 12 por convidado {criança divide pela metade}
doces = 6 por convidados {criança divide pela metade}
bolo = 100g por convidado
sanduíche de metro = 20cm por convidado {criança divide pela metade}


è bebidas
Uma das coisas mais importantes que descobri nessa festa foi que a temperatura influencia demais na escolha das bebidas. Se eu tivesse comprado cem litros de água teriam ido tudo! Num site eu li que para bebidas devemos calcular 400ml de líquido por convidado, se eu tivesse seguido esse e outros tantos sites teria faltado bebida para os convidados, só eu devo ter tomado um litro de água mais um litro de refrigerante! Eu calculei que cada pessoa tomaria 600ml, e distribuído em refrigerante normal e light, suco e água.

Então vale anotar:

bebidas = 600ml por convidado


è lembrancinha
Como eu falei, encomendei tubos/tubetes que preenchi com balas de goma e nas caixinhas de acrílico coloquei pastilhas de chocolate. Essas foram as lembrancinhas que estavam na mesa do bolo que, logo após o parabéns para você foram pegas pelas crianças como eu havia imaginado. Algumas crianças levaram o centro de mesa com os marshmallows, o que me deixou muitíssimo feliz e outras pegaram apenas as “varinhas mágicas”!


è entretenimento
Sophia fez apenas um pedido: ter cama elástica e piscina de bolinhas na festa! Mamãe que é mais criança do que a aniversariante e os convidados, alugou também um tobogã! Como eu disse, alguns minutos antes da festa começou a chover e eu tive vontade de chorar. Ao lado do salão de jogos, existe um parquinho super grande com escorregador, trepa-trepa, casinha de boneca, quadra de futebol e balanço. Os balanços eu tirei pois poderiam causar acidentes e nos espaços que restaram instalei os brinquedos locados. Com a chuva tudo molhou e eu via a tristeza e decepção nos olhares das crianças, mas Deus ouviu nossas orações e depois de trinta, quarenta minutos a chuva parou, secamos quase tudo e brincamos .... sim, no final da festa troquei o vestido por um shorts e escorreguei pelo tobogã!


è horário
Como a festa era “em casa”, não tinha horário para acabar a festa. O convite apenas indicava o início e é isso que mais amo em festa em casa, essa liberdade em brincar e se divertir! A festa começou às 16h30 e os últimos convidados saíram as 22h30. Foi sensacional!


è fotografia
Esse foi um ponto que me arrependi horrores! Eu já estava com o orçamento quase no limite quando tive que optar entre serviço de garçom ou fotografia e, minha mãe me disse “contrata o garçom que fotografia teu pai faz” e eu acreditei ... que raiva! Quem disse que meu pai registrou o momento, acho que entre um papo e outro tirou meia dúzia de fotos o que me causou uma super irritação!


è serviço
Como eu não queria perder a festa servindo os convidados com bebidas e comidas, contratei uma garçonete que trabalha num restaurante que almoçamos todos os dias. No final da festa que vi a qualidade de festa que proporcionei pois não deixei ninguém sem comida quentinha e bebida gelada.


è acomodação
No edifício da minha mãe tem salão de festa e um de jogos e este tem uma porta que dá acesso ao parquinho. Minha ideia era distribuir as pessoas nos dois salões e as crianças ficassem no parquinho brincando, porém com a chuva no início da festa todo mundo começou a se juntar no salão de jogos e acabou que ficou todo mundo lá, e quando a chuva parou alguns pais foram junto no parque e o salão de festas ficou vazio ... mas tinha sofás, mesas com cadeiras e bancos para todos! É preciso ver no local escolhido se acomoda todo mundo sentado, pois não existe nada pior do que querer sentar e não ter aonde! Eu não precisei, mas se houver necessidade alugue mesas e cadeiras.

festa equestria girls blog Mamãe de Salto


UFA! Acho que isso é tudo! Se eu lembrar de alguma coisa, vou dando update no ou falo em outro post.

Ah, para conhecer mais e melhor o trabalho da Elô Scrap Decor, clica *AQUI*, um trabalho de qualidade, preço justo e atendimento impecável e, fale que foi indicado pelo blog Mamãe de Salto!

Beijos e comenta,


VEJA MAIS POSTS SOBRE

17 comentários

  1. Adorei as dicas, principalmente das quantidades de comidinhas..... sempre ficamos em dúvida e é muito chato faltar né? Bjus lindonas! Coisas da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fazer festa em casa tem desses cuidados né, mas é super melhor sobrar horrores do que faltar comida e/ou bebida!

      Obrigada pela visita e comentário, volte sempre =)

      Beijos, Má

      Excluir
  2. Oi Má, adorei suas dicas, festa em casa é mais cansativo, mas com certeza ficamos bem mais a vontade em relação ao horário. Aqui as meninas fazem aniversário do verão e a questão da bebida influencia muito mesmo, gostei da sua dica em relação a isso, é um detalhe que faz toda a diferença. Achei também o máximo você ter falado que trocou de roupa e escorregou no tobogã, é isso ai!! Ficaria triste também no seu lugar se meu pai tivesse esquecido de tirar mais fotos, porque eu amooooooooo foto, mas meu marido detestaaaaa na mesma proporção que eu amo. Sabe o que ele diria para você?! Marcella, o importante é o registro que ficou no coração de cada um, esse ninguém vai apagar!! =) Bjos e obrigada por indicar meu trabalho, fiquei muitooooooooooooooooooooo feliz por ter atendido a expectativa de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cami, se a festa foi linda e perfeita tenho que agradecer à você por ter criado TUDO, sem você, seu dom e talento nada disso teria acontecido ... muito obrigada por ter aceito meu pedido, tanto de trabalho quanto criar uma festa com o tema Equestria Girls! Seu trabalho é especial, perfeito, delicado e abençoado!

      Obrigada pela visita e comentário, volte sempre =)

      Beijocas, Má

      Excluir
  3. Parabéns a gatoca Sophia pelo aniversário, festa linda e super organizada.
    Bjs, Fran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran pelo carinho, visita e comentário =)

      Beijos, Má

      Excluir
  4. Amiga linda, vc é um sucesso!!! A festa da Sophia não poderia ter sido mais perfeita!!!
    Beijo bem grande,
    Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah amiga, amei sua visita, seu comentário e agradeço seus elogios ... é que quando a gente faz com amor tem como não ficar perfeito?!

      Beijocas, Má

      Excluir
  5. Gostaria de saber onde vcs encontraram esse painel. Porque a festa da minha filha vai ser dessa e até agora não consegui achar o painél, estou sem saber o que fazer.... me ajude por favor!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, a mãe da minha cunhada é artista plástica e desenhou para mim! Eu não encontrei nada do tema, por isso encomendei tudo! O que te aconselho é pegar uma imagem em alta resolução na internet, levar numa gráfica e fazer um banner, era minha opção mas daí minha cunhada pediu para a mãe dela!

      Espero ter ajudado com a ideia!

      Obrigada pela visita e comentário, volte sempre!

      Beijos, Má

      Excluir
  6. Acabo de mudar o tema da festa da minha filha kkkk queria saber sobre o painel pode né passar i contato obrigadinha ficou linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle ... quem fez o painel foi a mãe da minha cunhada, mas ela não faz para venda/aluguel!

      Beijos, Má

      Excluir
  7. Adorei as dicas Má! por mais que eu tenha um certo tempo do ramo de niver infantil sempre me enrolo! kkkk valeu pelo post! bj

    Patricia

    ResponderExcluir
  8. Estou ajudando minha irmã a organizar a festa da minha sobrinha e será das Equestrias Girls tmb e realmente não encontramos quase nada delas! Vc poderia postar ou enviar foto da decoração das mesas pra eu ver como vc fez? Estamos totalmente perdidas quanto à decoração! Abraços, Renata Barreto.

    ResponderExcluir
  9. Olá ficou td muito lindo. ..Minha filha tb quer esse tema mas é mto difícil achar o painel. ..Queria saber se vc aluga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ... que bom que gostou! Realmente é difícil encontrar produtos desse tema.

      Eu não tenho o painel ... o que indico é você levar uma imagem em altíssima resolução a uma gráfica e confeccionar um banner!

      Beijos, Má

      Excluir
  10. Oi , sou do Rio de Janeiro, tenho uma loja de artigos de festa, o painel ainda não tem.

    Mas encomendei o Kit decorativo, vela, convite, sacola surpresa, cachepot.
    A linha da Equestria não tem muita coisa.

    Quem tiver interessado é só ligar: (21) 33319612 - ARTIGOS DE FESTA JANAINA

    ResponderExcluir

Obrigada! Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog. Para quaisquer dúvidas e sugestões, mande um email para contato@mamaedesalto.com

Beijos, Má

Importante

Importante

Seguidores

© MAMÃE DE SALTO - 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.