Todos amam Peppa Pig

14:49

Peppa Pig família desenho

Na última semana Sophia celebrou o aniversário de três amiguinhos da sala de aula, dois fizeram festa na escola e um em buffet. Em duas festas o tema escolhido foi Peppa Pig.

Há mais um menos um mês fomos assistir a peça de teatro da família Pig e confesso que quando uma amiga, lá em março, soube da peça e comprou os ingressos achei que era absurdo demais, tão antecipado e comprar, mas em poucos dias as quatro sessões ficaram esgotadas e abriram sessões extra que também ficaram lotadas com meses de antecedência, ali vi que Peppa Pig é mais que um desenho animado, é uma paixão nacional ... acho que é por isso que ao mesmo tempo que lançaram o álbum de figurinha da Copa, lançaram também o álbum da porquinha, sua família e seus amigos!

Eu conheço o desenho de outros carnavais. Quando minha gatoca tinha dois ou três meses ganhamos um DVD com uns dez episódios, há uns dois anos começamos a assistir algumas poucas vezes, mais amor mesmo foi após o canal Discovery Kids começar a passar em sua programação.

Sophia adora, sabe o nome de todo mundo e sonha um dia poder pular numa poça de lama com galochas e capa de chuva ... quem não vê o desenho com tanto amor assim sou eu! Sim sim sim amiguinhas, eu tenho um certo “pé atrás” com a animação, principalmente com a personagem principal: Peppa!

Meu primeiro “problema” com a porquinha foi o uso exagerado das expressões bobo e bobinho! Certo dia ouvi minha filha falar “mamãe bobinha”, ora, que que é isso!? Quando perguntei aonde ela aprendeu tal palavra ela prontamente me indicou “a Peppa Pig fala assim, quando o George –seu irmão caçula– faz alguma coisa engraçada ou errada ela fala que ele é bobinho”. Não sei se quero uma educação utópica mas não desejo que minha filha fale os pais, avós, professores, qualquer pessoa de bobo!

Após explicar que a Peppa havia falado algo ruim, feio, era preciso olhar com mais atenção como os pais lidavam com esse palavreado da filha no programa e, para minha surpresa os pais nada falam ou fazem, muito pelo contrário, notei que a primogênita é uma menina mimada e muitas vezes intransigente! Muitos foram os episódios que eu assisti que Peppa se mostrava egoísta e respondona.

Precisei sentar e conversar muito bem com minha filha para explicar para ela que determinados comportamentos da Peppa não eram corretos e usar do “erro” da porquinha como exemplo do que não fazer.

Existe um episódio que me chamou muito a atenção, acho que o nome é segredos e a história é mais ou menos assim: a mamãe Pig decide fazer uma caixa para que a filha guarde o que quiser e não precisa contar para ninguém, é a caixa de segredos da Peppa. O George, fica curioso e quer apenas saber o que tem na caixa e a irmã é rude com ele, bastante grosseira (gente, pensem que ela é uma “menininha” de cinco anos) e quando a mãe vê a situação ao invés de explicar para os filhos o acontecido e ensinar o certo e o errado (na minha opnião) e mamãe vai lá e faz uma caixa para o caçula e faz a Peppa “não gostar mais da caixa secreta". Desde criança se existe algo que me deixa muito incomodada é criança que, por exemplo, está ganhando o jogo fica feliz, quando começa a perder simplesmente quer parar de brincar para não perder.  

Eu não sou das mamães mais chatas, pelo contrário, me considero bastante liberal em muitos assuntos, mas reduzi bastante o contato da gatoca com os desenhos da Peppa, se bem que hoje ela mesmo questiona algumas atitudes da porquinha e tenta explicar que o George, por exemplo, é pequeno e ainda não sabe brincar como ela, quando durante o episódio a irmã briga com o pequeno porque ele está “estragando” a brincadeira.

Gosto muito de acompanhar o que minha filha lê, assiste, acho importante a gente filtrar aquilo que aprovamos e reprovamos pois aprendi na prática que criança aprendi muito fácil, principalmente as coisas negativas!

E você, o que acha do desenho animado Peppa Pig, concorda ou discorda da minha opinião, quero saber!

Beijos e comenta,  




VEJA MAIS POSTS SOBRE

22 comentários

  1. sinceramente nao gosto deste desenho e na minha casa as meninas sao proibidas mesmo de assistir , nao ha nada essesncialmente bom naquele desenho , e so mais uma modinha pra nos arrancar R$ e deixar a criança imitar porcos , pq diga-se de passagem o som é irritante

    ResponderExcluir
  2. Confesso que me surpreendi com o que escreveu, aqui em casa Davi ainda tem dois anos, então não peguei ele falando nenhuma coisa errada, mais eu acho que o que se passa nos episódios são coisas bem do nosso cotidiano, em outros ela fala por favor e obrigada, cuida do irmão, acho que o caminho é explicar mesmo que eles mesmos acabam entendendo o que pode ou não, ah e aqui já pulamos na poça de lama nas chuvas das ultimas semanas e o sorriso foi de orelha a orelha ;)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, também já havia notado isso, mas creio que proibi-los de assistir instiga mais a curiosidade deles, então correto mesmo é acompanha-los e explicar a eles o que é certo e errado. Desenho que não gosto mesmo é o tal do My Little Poney... esse sim tira minha paz, mas meu filho assiste de vez em quando, só que ele sabe que não gosto do desenho, deixo ele assistir mas explico o que há de errado. Afinal temos que ir nos acostumando pois a vida real é até pior, dessa forma nossos filhos não ficaram surpresos com tamanha barbaridade que acontecem por aí, pelo contrário lembraram de nossos conselhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas n esagera My Little Pony e legal sim q vc n assstiu agora Facebook todo mundo fica sem reclamar NEEEE!

      Excluir
  4. Eu acho que o mais importante na família é a conversa, o que você fez foi o correto, e eu faço o mesmo! bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu não suporto esse desenho, acho a Pepa uma menina muito mal educada, respondo na e mandona. Outra coisa que me incomoda é o irmão George, ele chora por tudo e toda fez que é contrariado ou não consegue fazer algo aí vem um adulto e faz tudo por ele ensinando nossos pequenos a resolver tudo no choro e birra. Além disso esses desenhos da moda só servem para estimular o consumo, roupas, brinquedos, tudo do personagem pra comprar por aí.

    ResponderExcluir
  6. Eu não suporto esse desenho, acho a Pepa uma menina muito mal educada, respondo na e mandona. Outra coisa que me incomoda é o irmão George, ele chora por tudo e toda fez que é contrariado ou não consegue fazer algo aí vem um adulto e faz tudo por ele ensinando nossos pequenos a resolver tudo no choro e birra. Além disso esses desenhos da moda só servem para estimular o consumo, roupas, brinquedos, tudo do personagem pra comprar por aí.

    ResponderExcluir
  7. Sabe Má, aqui em casa, os dois AMAM a Peppa e o Pocoyo. Eu já percebi que a maioria dos desenhos possuem uma coisa ou outra fora de contexto, exagerada ou desnecessária mesmo. Cabe a nós avaliar, assistir também, verificar se o conteúdo é adequado ou não e manter um equilíbrio para que as crianças não passem mais tempo na frente da TV do que fazendo coisas de criança. Ótima observação a sua! bjs Camila VAz

    ResponderExcluir
  8. não suporto esse desenho mas sou obrigado a assistir com meu irmãozinho vitor, concordo com tudo que vc disse. O gosto menos naqule porcaria de desenho é quando o irmãozinho caçula dela o george fica com a aquela merda de dinossauro e fica dizendo - Dinossauro glaaaaaaaaar. A peppa é uma porca chata, mimada, implicante e folgada, que fica cuaaaaach. A mae e o pai dela ficam mimando ela e o george, o pior também é quando o george chora.!!!!!!!! da vontade de quebrar a tv e nunca mais assistir desenho animado pelo resto da minha vida.!!!!!! quando o meu irmão ve uma poça de lama fica - posso pular nessa poça, poço,poço,poço,poço deixa vai da vontade de esganar ele. o pior episódio que tem é o amigo do george" eles estão reunidos no parque , e aí chega a rebeca e o seu irmãozinho richardy e sua mae, a rebeca vai bricar num dos brinquedos do parque e diz "com cara de que vai matar alguém " - vamos andar muito, muito, muito, muito rápido, e aí o seu irmãozinho richardy pede para subir, mas peppa chata diz - se o richardy subir a gente não vai poder andar tão rápido! aí rebeca boboca diz - o richardy pode brincar com o george!!!! a mae coelho diz - richardy vc quer brincar com o george e ele prossegue - não - ela diz o george tem um dinossouro igual ao seu vamos la ver" os começam a chorar juntos e ja não basta o george ficar chorando que uma menina vem o richardy pra ajudar da uma raiva!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Mais o que eu posso fazer é meu irmão mais novo e eu adoro ele!

    ResponderExcluir
  9. Acho os gráficos dos desenhos condizentes com a imaginação das crianças, acho os episódios próximos ao dia-a-dia de uma família, porém não vou deixar meu filho de dois anos e meio assistir mais. O vocabulário, os "palavrões" ditos e a maneira egoista e "metida" da Peppa tem feito meu filho agir e falar diferente. Peppa em casa não mais!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho 18 anos e assisto a Peppa e percebi mesmo tudo que vc falou. Percebi tbm que sao bem mimados prlos pais. A criança pode mesmo imitar os desenhos,acho que os criadores deveriam tomar mais cuidado! Ñ curto Pocoyo ja vi muitas coisas estranhas nesse desenho.

    ResponderExcluir
  11. Oi querida, não assistimos este desenho e muitos outros. Seleciono muita coisa que JM assiste, pois é o mínimo que posso fazer. Já fui em alguns aniversários com este tema e já até fiz um post sobre a Peppa para festas e sabe, é um dos posts mais acessados!! rs
    Adorei ler sobre o lado B sobre a Peppa, pois diariamente vejo muitas mamães a favor da família de porquinhos.
    Grande beijo, Genis

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro a família Peppa, não vejo maldade nas palavras bobinho... A Peppa tem exatamente as atitudes de uma criança da sua idade de 4 anos, ou seja, as vezes egoísta, centralizadora, ela sempre sabe tudo, enfim, adoro o desenho pq. transmiti exatamente o cotidiano das famílias...
    Super discordo de vc, mas cada um tem uma visão dos desenhos...
    Vejo desenhos com palavriados bem mais cabeludos que a Peppa, e nem por isso vejo pessoas reclamando, e olha que eu assisto desenho o dia inteirinho...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  13. Aqui o Isaac adora e assiste, mas o Isaac fala a mesma coisa quando assisti. Que ele é pequeno,e que não sabe brincar, que que tem tomar cuidado com ele.
    E quanto a pular em uma poça de lama, é o sonho de consumo do Isaac, estes dias me falou todo triste que não tem uma bota para poder. Acho fofo. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  14. Eu não gosto muito da Peppa, mas como minha filha tem onze meses eu deixo ela assistir.
    Já detestei mais, hoje nem tanto. E minha filha aprendeu a falar "Peppa", hahaha.
    O episódio da caixa passou hoje.

    ResponderExcluir
  15. Caramba! Achava que só eu via os absurdos desse desenho. Tem um episódio em que a Peppa pergunta ao avô o que tem no sótão e ao ouvir que só tem coisas velhas, ela pergunta movamente, " velho como vc?" Que isso gente? Então devemos deixar nossoa filhos acreditarem que os idosos tem que ser deixados de lado? Que não servem mais? Mas como vc expliquei a realidade e disse que é só desenho e que na verdade aquilo não existe, afinal porcos nem falam. É isso aí gente temos que achar saídas para tudo!

    ResponderExcluir
  16. Marcella, por aqui também restringi o acesso a esse desenho, quando ele virou febre, pois concordo e muito com o que você disse, ele ensina muitas coisas erradas e sendo bem sincera acho a Peppa muitas vezes insuportável de tão mimada. Principalmente quando se trada do convívio com o irmão. Outro desenho que me dá nos nervos é o Caillou, que segue a mesma risca de crianças de 4/5 anos que são muito mimadas e fecham a cara quando acontece algo que não lhes agrada.
    Beijos
    Janis

    ResponderExcluir
  17. Eu tbém já notei que a Peppa é terrível. Mas o que eu acho bom é que ela sempre "se dá mal". O narrador quando se refere ao que ela está sentindo, fala muito da frustração por isso ou aquilo. Vejo isso como uma forma de demonstrar que aquele comportamento não é o ideal.
    Neste episódio da caixa, eu interpretei que quando a Mamãe tbém dá uma caixa ao irmãozinho, é justamente para a Peppa ver que não é somente ela que é importante. Inclusive em seguida, o George tem mais um objeto e ela não...e isso a deixa desconcertada.
    Enfim...concordo com o comentário sobre a forma dela se referir aos pais, pessoas mais velhas etc Em contrapartida vejo como positivo as lições que ela sempre recebe.
    E de certa forma gosto do desenho pq o acho muito real...tanto em relação ao comportamento infantil, quanto ao cotidiano familiar...rs!
    Eu assitia aos Smurfes, He-Man, Caverna do Dragão, Thundercats, Ursinhos Carinhosos, Super Amigos etc...todos extremamente fantasiosos e nunca me senti influenciada por seus personagens.

    ResponderExcluir
  18. Oi tenho um filho de 2 anos e nove meses que sempre assistia Peppa e Pocoyo e comecei a perceber atitudes de birra exageradas dele e sempre responde as coisas com um NÃO.
    Aí notei que a birra ele estava fazendo igualzinho ao George e o NÃo era igual ao Pocoyo, fiquei assustada em ver como isso influência o comportamento das crianças, agora disse pra ele parar de assistir esses dois desenhos e diminuí o tempo de Tv para fazer um teste. bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi tenho um filho de 2 anos e nove meses que sempre assistia Peppa e Pocoyo e comecei a perceber atitudes de birra exageradas dele e sempre responde as coisas com um NÃO.
    Aí notei que a birra ele estava fazendo igualzinho ao George e o NÃo era igual ao Pocoyo, fiquei assustada em ver como isso influência o comportamento das crianças, agora disse pra ele parar de assistir esses dois desenhos e diminuí o tempo de Tv para fazer um teste. bjs

    ResponderExcluir
  20. Meu filho tem um ano e oito meses. Nos últimos dias deixei ele assistir um especial de férias da Peppa na TV. Ele ama!!! E sempre pede pra ver Peppa. Na verdade, já usei ela pra me salvar e fazer ele ficar quieto em restaurantes, hospital etc. Por ele ainda ser muito pequeno achava que não ia absorver muita coisa da Porquinha. Mas esses dias que tem assistido mais o tenho observado muito mais manhoso, desobediente, só pede as coisas chorando, se não consegue começa a chorar. Enfim, mais birrento. Fiz relação ao desenho que ele por estar mais tempo em casa tem assistido mais. Coloquei um limite e Peppa agora é só uma vez por dia. Não parece mas esses desenhos influenciam nossos pequenos sim. Acho que sem exagero não tem problemas mas tudo em excesso faz mal. Prefiro o Show da Luna.

    ResponderExcluir

Obrigada! Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog. Para quaisquer dúvidas e sugestões, mande um email para contato@mamaedesalto.com

Beijos, Má

Importante

Importante

Seguidores

© MAMÃE DE SALTO - 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.