A escolha da escola – ensino fundamental

15:50

Volta às aulas se aproximando e muitas são as famílias com dificuldades na hora de escolher a escola ideal ... já adianto que não existe escola perfeita, mas existe excelentes escolas! 


Olá mamães, tudo bom!? Espero que sim!!

Quem me acompanha ha algum tempinho já sabe que optei por matricular minha gatoca numa escola desde os seis meses  - quase sete – de vida e que em hipótese alguma eu me arrependo dessa decisão. Já compartilhei *AQUI* no blog quais foram os critérios escolhidos por mim, ops, por nós (eu e papis) na hora de escolher a “escola ideal”.

É sabido por todos nós que não existe escola perfeita, ou você diria que quando você estava estudava sua escola era perfeita!? A minha não era, porém no meu tempo de estudante eu achava ela a melhor, hoje vejo que ela era fraca na parte pedagógica e tinha muitos erros disciplinares.

Até o ano de 2014 minha filha estudava na chamada educação infantil, que corresponde ao jardim/pré, depende da escola, na da minha filha era chamado nível 1,2,3 ... e assim por diante! No final do ano passado celebramos a conquista e conclusão de uma fase e tivemos a tão sonhada formatura da educação infantil, até contei um pouco da emoção *AQUI*. Agora, nesse novo ano uma nova e maravilhosa fase se inicia: a educação infantil!

Por isso e como muitas mamães me perguntam como eu escolhi a escola para a gatoca, decidi compartilhar com você alguns pontos que nós, pais, analisamos para escolher aquela que fosse/é a “escola feliz”!

escolha da escola ensino fundamental

=> metodologia de ensino
Quando vamos procurar uma escola, precisamos saber qual a metodologia de ensino, ou seja, Construtivista, Montessori, Tradicional, Waldorf ...

=> língua estrangeira
Todos nós já sabemos a importância do conhecimento de línguas estrangeiras e como a criança aprende mais facilmente quanto mais nova conhecer novos idiomas, então é preciso pensar se você desejará que seu filho estude um novo idioma numa escola própria para isso, que insira apenas o necessário/básico, uma educação bilíngue (aulas especialmente ministradas em inglês, por exemplo) ou mesmo internacional (seguem curriculum de escolas estrangeiras, não brasileiras).

=> meio período/período integral
Essa sem dúvida é uma das grandes questões a serem avaliadas. Conheci uma família que sempre sonhou em matricular a filha numa escola X, matricularam e somente no ato da matricula mostraram interesse em deixa-la período integral, ou seja, o dia inteiro na escola e descobriram que só havia meio período (manhã ou tarde), no início a família se virou nos trinta ... trinta viraram os dias que a menina ficou na escola, a família não conseguiu mudar a rotina e mudaram a criança de escola. Nem preciso dizer que foi um stress!

=> localização
Eu não sei na sua cidade, mas na minha o trânsito esta cada dia mais chato e complicado, por isso, o lema é: simplificar! Uma das coisas que analisei foi como chegar na escola, seja para buscar ou levar para a escola em vários possíveis dias, ou seja, com sol, chuva, neve, greve! Tempo de caminho na ida e na volta e até se tem linhas de ônibus próximo, afinal, já ficamos uma vez sem carro por quase um ano e sobreviver de táxi também não estão nos planos financeiros.

=> apostila X livros
Taí um assunto que dá o que falar nesse momento, afinal, iniciamos agora uma nova fase: alfabetização. Eu já estudei em escolas com apostila e livros e tenho uma ideia do que acho melhor para aprender, estudar, compreender.

=> atividades extra curriculares
Você gosta de fazer seu filho “cansar” e esgotar todas as energias na escola ou prefere acompanhar seu filho em diversas atividades em lugares apropriados e específicos!? Claro que se você não quer ou não pode, é uma coisa e é extremamente aceitável, mas é bacana saber a estrutura e o que a escola pode oferecer de atividades diferenciadas, como natação, música, artes, ballet, judô ...

escolha da escola ensino fundamental

=> preço
Se existe uma coisa que eu acho importantíssimo é falar sobre valor da mensalidade. Sabemos que uma boa educação é importantíssimo, e nós como pais sempre iremos querer o melhor para nossos filhos, mais é preciso haver um equilíbrio entre vida financeira familiar com o valor da mensalidade.

=> avaliação/boletim
Como você gosta que seu filho seja avaliado: notas de 0 à 10 ou uma avaliação pessoal, ruim, bom e excelente!? Provas semanais, mensais, bimestrais ou avaliação diária!?


Esses são apenas alguns tópicos para poder te auxiliar na hora da escolha da escola. Deixo muito claro que não existe escola perfeita, sempre haverá problemas, afinal, são formadas por seres humanos, porém é importante dizer que existem escolas que ensinam, cuidam, zelam e fazem nossos filhos felizes.

Eu estou tranquila com a escolha da escola, embora meu coração esteja apertado por saber que minha princesa está crescendo, se desenvolvendo!

Espero poder tê-la ajudado nessa decisão! Como você escolheu a escola do seu filho!? Quero saber!


Beijos e comenta,

VEJA MAIS POSTS SOBRE

2 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, a escola tem um papel muito importante no desenvolvimento psíquico motor da criança, por isso é muito importante escolher uma boa escola desde do maternalzinho.
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada! Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog. Para quaisquer dúvidas e sugestões, mande um email para contato@mamaedesalto.com

Beijos, Má

Importante

Importante

Seguidores

© MAMÃE DE SALTO - 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.