Vem aí o Festival de Teatro de Curitiba 2019

18:04

Vem aí o Festival de Teatro de Curitiba 2019


Festival de Teatro de Curitiba 2019 - foto reprodução internet


28° Edição transforma a capital paranaense por 12 dias na capital do teatro, dança, brincadeiras e risadas.


Estreia amanhã, 26, em Curitiba o Festival de Curitiba, momento em que a capital paranaense respira arte e cultura! Criado em 1992 com a proposta de promover o “encontro das artes com o entretenimento”. No primeiro ano, foram 14 apresentações. Hoje, 27 anos depois, são mais de 400 atrações divididas entre Mostra, Fringe, MishMash, Risorama, Gastronomix entre outras. Te garanto que tem para espetáculo todas os gostos e idades.

A Mostra apresenta espetáculos convidados pela curadoria, formada por profissionais atuantes que acompanham o cenário nacional e internacional para traçar um panorama relevante e diverso do que é produzido. Muitas são as companhias que optam por fazer no Festival de Teatro de Curitiba suas estreias. Em 2017, a banda Titãs fez no palco do Teatro Guaíra a pré-estreia exclusiva da ópera-rock “Doze Flores Amarelas” durante o Festival. Eu fui e foi IN-CRÍ-VEL! Tive, inclusive o prazer de cobrir para o blog da universidade, confere aqui.

Um dos eventos mais legais é o Programa Guritiba. Voltado para o público infantil e juvenil, a cada edição tem agradado cada vez mais todas as idades. São atrações teatrais, musicais, brincadeiras e diversas atividades. Além de atrações que divertem pequenos e grandes, instituições sociais da cidade receberão uma programação especial, com ações gratuitas, tornando o acesso à arte a à cultura cada vez mais amplo.

Programa Guritiba - Festival de Teatro de Curitiba 2019 - foto reprodução internet

Agora, falar em Festival de Curitiba hoje é, necessariamente, falar de Risorama. Sob a curadoria do humorista Diogo Portugal, o evento já se tornou referência nacional quando o assunto é stand-up comedy. Alguns comediantes tiveram sua estreia na capital, outros tiveram sua carreira consolidada ao subirem ao palco do Park Cultural. Neste ano, nomes como Lucas Veloso, Léo Lins, Murilo Couto, Jing Jing, Rafael Portugal e Fabio Rabin divertirão o público em seis dias de Risorama.

Risorama - Festival de Teatro de Curitiba 2019 - foto reprodução internet


Este ano um dos momentos mais marcantes do Festival será a volta de Regina Casé aos palcos. Após mais de 25 anos longe do teatro, Casé volta com a comédia “Recital da Onça”. Na peça, sua personagem recebe um convite de Harvard para inventar um novo formato pop para palestras sobre literatura brasileira para estudantes estrangeiros. Ela precisa ensaiar suas propostas antes da viagem, a partir de textos de grandes autores nacionais. O espetáculo é esse "ensaio". A plateia tem a tarefa de ajudá-la a escolher os textos mais adequados para essa missão e a enfrentar seu pavor de aeroportos, da imigração americana e do frio congelante do inverno em Harvard. Depois de me emocionar com a Val de “Que horas ela volta?”, confesso que vou me surpreender rindo neste monólogo.

Recital da Onça - Regina Casé - Festival de Teatro de Curitiba 2019 - foto reprodução internet


Outra parte do Festival que merece atenção é o FringeEm 1998, durante a 7° edição, Festival de Teatro de Curitiba criou o Fringe, um espaço aberto, democrático e sem curadoria, onde qualquer grupo que 80% de seus participantes tenham DRT, podem participar. As companhias vêm ao Festival por iniciativa própria, em busca de público e crítica e dependem apenas da disponibilidade de espaços. Hoje, na sua 22° edição, o Fringe reunirá mais de 370 espetáculos de companhias vindas de vários estados brasileiros e 7 atrações internacionais, da Argentina, Portugal, Chile e Uruguai. Com a proposta de ser um espaço democrático e que atenda um público heterogêneo, as atrações Fringe tem ingressos de preços variados, além de espetáculos gratuitos e pague quanto vale. Esta edição também traz 18 Mostras Especiais com temáticas diversas, workshops, oficinas e debates.


Os ingressos estão a venda nas bilheterias oficiais (Shopping Mueller e Park Shopping Barigui). É possível comprar online, para isso basta acessar o site Festival de Curitiba e selecionar o espetáculo desejado, ele encaminhará para os sites responsáveis pela venda virtual.

Mais informações, siga o instagram e curta a página do facebook.

Bilheterias
Shopping Mueller
Av. Cândido de Abreu, 127 – piso L3
Park Shopping Barigui
R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – piso superior


VEJA MAIS POSTS SOBRE

0 comentários

Obrigada! Seu comentário é muito importante para o crescimento do blog. Para quaisquer dúvidas e sugestões, mande um email para contato@mamaedesalto.com

Beijos, Má

Importante

Importante

Seguidores

© MAMÃE DE SALTO - 2016. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.